O Projeto
Como tudo começou
Mesmo com o crescente acesso ao conhecimento do desenvolvimento de jogos e tecnologias a maioria dos desenvolvedores independentes brasileiros ainda tendem a sempre repetir os mesmos padrões de jogos com forte inspiração americana ou japonesa, replicando assim aspectos culturais dessas regiões mesmo morando em um país cuja cultura é de uma imensurável riqueza. O estado de Goiás tem uma diversidade cultural extraordinária com inúmeras tradições dentre elas esta as Cavalhadas, tradicional encenação da batalha entre mouros e cristãos, evento este que ocorre em diversos municípios goianos. Em Pirenópolis o evento é considerado sua marca registrada.Destaque para os mascarados ou “Curucucus” que representam o povo e a alegria da festa, este personagem em especial esta espalhado por toda a cidade de inúmeras formas e cores. Devido a sua grande popularidade foi justamente os mascarados os personagens escolhidos como protagonista para um jogo virtual ou game que representasse essas tradições no universo virtual.
O desejo de criação do game surgiu no final de 2010. O desenvolvedor Edivaldo Alves estava em seu ultimo ano do Curso de Gestão em Turismo(UEG), para seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) o tema era novas tecnologias e turismo e dentro deste trabalho foi levantada a pesquisa sobre o uso de games para promover o turismo na cidade.
Ao final deste trabalho foi criada uma versão DEMO de um game que tinha como cenário a cidade de Pirenópolis, era um game relativamente simples desenvolvido com a Engine Blender 3D. O game intitulado “Eu, na cidade dos Pireneus” (Fig. 1), era um game de exploração 3D que contava apenas com sete níveis e cujo objetivo consistia em coletar certo numero de moedas.
No ultimo nível o personagem assumia a forma de uma mascarado de boi. A possibilidade do jogador se tornar um mascarado foi bem aceita pelos avaliadores do trabalho que sugeriram que o personagem utilizasse a roupa de mascarado durante todo o game.
Ainda em 2010 uma nova versão do game foi feita utilizando a engine Game Maker, essa seria uma versão 2d do game, o objetivo ainda é o mesmo coletar moedas, mas agora existem inimigos se movimentando no cenário. Era um game muito simples mas que utilizava fotografias reais da cidade como sprites, um ponto negativo eram as musicas que tinham uma baixa qualidade.
Em 2012 desenvolvido em Adobe Flash nasce um novo DEMO já com o titulo “Curucucu Aventuras” e tendo como protagonista o Curucucu com mascara de boi. Neste game também surge a primeira versão de um inimigo nomeado como “Fraudão”, uma referencia ao grupo de mascarados que durante a festa se fantasiam usando mascara de borracha e frauda adulta, outra mudança foi o uso de sprites 2.5D criados no Blender. Possuía apenas três fases e o objetivo consistia em desviar dos inimigos. Este demo apresentou vários problemas e não chegou a ser finalizado.
Em 2013 também utilizando o software Flash um novo game foi criado muito similar ao primeiro foi feito uma revisão nos sprites e criados outros novos no Blender. Esse game possui 6 fases e o objetivo é desviar dos obstáculos ate chegar no final. (Fig. 5) Apesar de aperfeiçoada a mecânica ainda era relativamente travada, outra novidade neste game é um novo inimigo chamado “Ouriço Sombra”. Por muito tempo o game ficou disponível online.
Outro game desenvolvido neste período foi um sobre as cavalhadas de Pirenópolis mais especificamente de pegar argolas, evento este que é muito conhecido durante as cavalhadas.
Em meados de 2014 uma nova versão foi desenvolvida, apenas os sprites do personagem foram aproveitados embora tenha sofrido varias mudanças já os demais sprites foram criados do zero, a aparência do game também mudou passando a ter um estilo mais cartoon.(Fig. 7) O game recebeu o nome de Curucucu 2.
Foi desenvolvido usando a engine Unity 3D, a jogabilidade ficou mais fluida que as versões em flash, o objetivo desse game é coletar as rosas vermelhas e desviar dos ataques dos morcegos.O game foi finalizado em 2015 com uma versão para PC (desktops).